Todo empresário ou comerciante já se viu em uma situação onde precisou de um contrato e não fazia ideia do que exatamente deveria constar neste documento para resguardar seu negócio. Por isso, listamos abaixo o que deverá constar em um contrato para garantir a segurança da sua empresa.
Vale lembrar que o contrato é uma ferramenta indispensável no combate à inadimplência e garante que aquilo que fora combinado prevaleça durante a relação
contratual entre as partes. Clicando aqui você acessa um artigo nosso que trata sobre algumas soluções para evitar a inadimplência no seu negócio.
O primeiro passo para um contrato seguro é:
IDENTIFICAR CLARAMENTE TODOS OS OBJETIVOS DO CONTRATO
Qual o motivo daquele contrato? O que o seu negócio e o contratante estão acordando? É muito importante que no contrato conste todas as informações
pertinentes sobre o que foi combinado. Parece óbvio? Parece, mas muitas empresas negligenciam a importância de se estabelecer exatamente o que fora combinado pelas partes e acabam tendo problemas por conta disso.
Portanto, quanto mais claro o propósito, maior será a segurança de que você não estará colocando a sua empresa em uma disputa legal no futuro por conta da não identificação do objetivo do contrato.
O segundo passo é muito importante:
EVITE AMBIGUIDADE E TRATE APENAS DO NECESSÁRIO
Nunca assine um contrato onde você não tenha certeza sobre o que determinada cláusula significa. Um contrato simples, específico e claro é sempre a melhor
solução.
Entretanto, é importante ter cautela. Tratar apenas do que for necessário não quer dizer deixar algo indispensável para o contrato de fora. Significa apenas que o
contrato deverá ser o mais conciso possível.
Da mesma forma é importante evitar ambiguidade no texto do contrato. Essa questão pode parecer óbvia, mas muitos conflitos judiciais ocorrem por conta de uma interpretação diferente de determinada cláusula.
Por fim, o terceiro passo é o mais importante:
CONTE COM A COLABORAÇÃO DE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO
Hoje pode parecer muito cômodo e prático buscar um contrato na internet, realizar as alterações que você julgar necessárias e pronto, “problema resolvido”. Cuidado, saiba que isso pode significar muita dor de cabeça no futuro. Afinal, o contrato é o que estabelece as obrigações entre seu negócio e seus clientes, e não pode ser negligenciado.
Portanto, busque sempre a assessoria de um advogado especialista na área empresarial para te auxiliar nesta demanda. Isso porque existe uma infinidade de tipos de contrato e a chance do que você encontrar não se adequar à sua real necessidade é muito grande.
Se quiser saber mais sobre os motivos de se contratar uma assessoria jurídica para o seu negócio é só clicar aqui. Preparamos um artigo especialmente para te esclarecer sobre a necessidade ou não de um parceiro para garantir a segurança do seu negócio.
E você, empresário, já teve algum problema por conta de um contrato mal desenvolvido? Conta pra gente aqui nos comentários.
Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe e faça com que esta informação chegue a mais pessoas!
Não se esqueça de acompanhar nosso Blog e Instagram, sempre compartilhamos conteúdo para auxiliar no seu
dia a dia!